38°57'35.77"N 8° 4'37.03"W

Alimentos Silvestres

Depois de um bom dia passado na quinta da Mizarela na companhia de amigos e aprendendo mais sobre Alimentos Silvestres com a Laura Williams, estes que ocorrem nos nossos quintais e que não sendo compreendidos acabam abandonados, eis um resumo a que voltaremos mais tarde com mais informações e mais detalhadas.

CIMG4814
Morugem Branca, Stellaria Media

Malvas Silvestres, Tanchagem ou Plantago, Tanchagem de folha larga (lingua de ovelha), Urtigas, Saramago, Brunela, Trevo, Hipericão, Alfavaca da Cobra, Silvas, Framboesas, Folha de Videira, Serralha, Azeda Brava, Azeda de folha larga, Umbigo de Vénus, Dente-de-leão, Consolda, Chicória, Pega saias, Pimpinela, Cidreira, Morugem etc.

No fim, uma sessão de elaboração de Chucrute com as ervas apanhadas no jardim e que possibilitou a confecção de 3 grandes potes de cerca de 2 litros cada de Chucrute Silvestre.

Para aqueles que andam a aprender, como eu, o que aí se pode apanhar e comer em segurança e que ocorre nos nossos quintais chamo a atenção para o seguinte.
Há muito a aprender sobre as plantas silvestres comestíveis e muito a reaprender também. Perguntem aos vossos familiares o que usavam na comida os seus avós e pais pois talvez assim possamos todos recuperar muito do conhecimento ancestral sobre as plantas e seus usos.

De uma forma geral parece ser uma constante o facto de algumas plantas se tornarem um pouco mais amargas à medida que a floração acontece, pelo que evitem a colheita e uso das plantas nessa fase de maturação pois normalmente ficam menos saborosas e menos biodisponíveis para o nosso organismo. Não é verdade para todas mas para algumas esta fase torna as plantas mais tóxicas devido à produção de ácido oxálico que é bastante diminuído se essas plantas levarem uma ligeira cozedura.

CIMG4801
Azeda Brava, Rumex Acetosa


No caso da Erva-Vinagreira ou Azeda Brava deve-se ter em conta que ela possui bastante deste ácido que é caracterizado pela sensação de ligeiro ardor que provoca a sua deglutição. Neste caso aconselha-se a sua utilização em cru com moderação ou a sua cozedura para anulação de uma boa parte do seu ácido oxálico.


CIMG4805
Azeda de Folha Larga, Rumex Obtusifolius


Algumas das plantas Silvestres comestíveis. Aqui