38°57'35.77"N 8° 4'37.03"W

Central Solar Portátil

Esta estação de energia portátil, ou melhor dito, transportável, tem sido de grande utilidade pois permite levar energia para eventos e trabalhos que de outra maneira careceriam de um gerador barulhento a funcionar a gasolina ou gasóleo.

Permite ser utilizada para qualquer fim onde seja necessária energia eléctrica para a realização de qualquer tarefa.

Repare-se que foi construida à volta de uma caixa de plástico resistente que foi reciclada para novo uso e que outrora serviu para transportar garrafas de vinho....ehehehe

CIMG0045

Com efeito, e apesar dos seus quase 50 quilogramas de peso, é um bom exemplo de como se pode aprender muito sobre energia fotovoltaica com um sistema funcional que permite ser utilizado para usar uma rebarbadora de 710 watt, por exemplo, ou qualquer outra ferramenta eléctrica de potência identica durante algum tempo sem por em causa a fiabilidade do sistema.
Um computador portátil poderá ser utilizado durante cerca de 3,5 horas sem por em causa a longevidade da vida útil da bateria que não deve ser descarregada para além dos 80% da carga máxima possível.

CIMG0047


No caso trata-se de uma estação com uma bateria de 120Ah pelo que, para manter a longevidade da mesma não deve ser descarregada abaixo dos 96 Ah, ou seja 24Ah de consumo total diário à tensão de funcionamento de 12V.
Contudo temos um inversor que converte os 12Volt CC da bateria em 220 VAC como temos nas nossas casas para maior número de equipamentos que poderemos utilizar com esta estação. As limitações de uso, quanto à descarga máxima ideal, são as mesmas.

CIMG0046


As baterias que possui são do tipo AGM e podem ser descarregadas muito para além dos valores referidos, mas sempre à custa da sua longevidade pelo que tenham em conta essa circunstância sempre que quiserem analisar uma solução deste tipo para qualquer que seja o fim a que se destina. É preciso lembrar que o pior inimigo de um sistema deste tipo são as cargas resistivas do tipo: Secador de cabelo, torradeira, tostadeira, cafeteira elécrica, ou qualquer outro equipamento cujo modo de funcionamento dependa de uma resistência para funcionar. Naturalmente que se pode dimensionar um sistema para comportar essas funções mas ele custará muito mais caro pois utilizaria mais e maiores baterias além de que precisaria de mais paineis fotovoltaicos para recarregar as baterias pois os consumos seriam muito maiores.
Poderemos fazer unidade destas a pedido e com especificações diversas daquelas que aqui se apresentam.

Esta em concreto possui um regulador de carga solar Steca PR3030 de 30 Amperes; Um Inversor 12VCC/220VAC de 1000watt nominais e ainda uma bateria de 120Amp/h do tipo AGM composta por duas unidades de 60Amp cada. Possui ainda uma tomada para nela ligar o número de Paineis Solares Fotovoltaicos até ao limite de carga de 30 Amps, ou seja o equivalente a cerca de 4 paineis de 80Watt cada. Possui ainda uma tomada de 30 Amp a 12Volt CC para utilização de qualquer equipamento a 12V que possa ser utilizado directamente ligado a uma tomada do tipo isqueiro de automóvel.
Voilá...