Uma Central Solar Trifásica no Alentejo
Este Projecto no Alentejo trata-se de um sistema Solar de Energia Eléctrica, totalmente Off Grid, cuja principal característica é ser Trifásico.
Teve início no ano de 2023, numa primeira fase e agora, em 2024, terminado e comissionado.
Aspecto da pantalha do Inversor 4, que representa a Fase L3 ou T.
A razão de serem 4 inversores, é que estes podem ser interligados de diferentes formas e esta, escolhida, foi a forma de distribuição trifásica sendo que a fase R ou L1 foi reforçada para poder ter mais potência instalada e dessa forma ter maior capacidade de resposta na parte do consumo feito em corrente monofásica.
Assim, os inversores 1 e 2 correspondem à fase L1 ou R, o 3 à fase L2 ou S, e o 4 à fase L3 ou T.
Estes Inversores Any Grid possuem a característica de poderem ser ligados até ao máximo número de 9 unidades em diferentes arquitecturas, Trifásica, Monofásica ou Bifásica, conforme seja necessário.
Uma das características mais interessantes destes inversores híbridos é que, estes podem, no caso dos PSW-H 3KW-230/24, ter Painéis Fotovoltaicos associados a cada um até um máximo de 450V em circuito aberto, tendo associado um carregador MPPT que permite entregar até 80 amperes/h por inversor, à bateria.
Esta característica possibilita uma grande capacidade de resposta e recarga de uma bateria grande cuja forma OFF-Grid exige grande capacidade sem que haja necessidade de recurso a um backup.
Uma App da Phocos está também disponível para monitorização do funcionamento dos inversores. Disponível para Android ou iOS.
Eis uma imagem desta App
Todo o lado DC do sistema, ou seja, tudo o que seja Corrente Contínua está ligada através de um Barramento de Cobre de 5mm de espessura e 32 mm de largura, para um máximo de 400 amperes de fluxo.
A Bateria do Sistema é composta por um conjunto de blocos estacionários de 2v OPzS da Exide cujo arranjo em série dos 12 elementos que a compõem, originam uma Bateria de 24V DC @ 2350 Amp C120, ou 1900 Amp C20.
Este tipo de bateria, OPzS, ao contrário dos elementos AGM ou GEL, carece de carga e manutenção especiais, com a vantagem de, potencialmente, durarem o dobro do tempo de vida útil de qualquer destas outras. Esta a razão pela qual se escolheu esta tecnologia, antiga e mais do que provada.
Temos, assim 4 cadeias de 8 Painéis da Eurener de 375 watt , cada, que totalizam 3000 watt de Potência Solar, por inversor, capazes de entregar à bateria até 320 Amperes/h no conjunto dos 32 painéis instalados, totalizando 12000 watt de Potência Solar instantânea.
O Backup do sistema é composto por um Gerador de 20 KVA que responderá à solicitação do sistema sempre que este necessite de ajuda, o que se pretende, ocorra muito pouco ou raramente,
No entanto, tratando-se de um sistema que alimenta um grande número de cargas em momentos de maior demanda e de forma periódica, é possível que esta solicitação ocorra, principalmente em momentos de inverno de dias nublados.
A monitorização do estado da Carga da Bateria é feito através de um BMV 712 Smart Shunt da Victron, com um shunt de 1000 amperes acoplado, cuja leitura pode ser feita através de uma APP no telemóvel, quer em Android quer em iOS.
A este cabe também a decisão de fazer arrancar o Gerador, para um backup de emergência, sempre que as condições para o seu arranque estejam presentes.
A visualização dos dados recolhidos no BMV 712, podem ser observadas quer no próprio mostrador físico quer através da App.
Toda a Estação Solar e Gerador,do lado AC Trifásico, é comandado no Quadro principal de Comando.
Dois dos visitantes desta empresa:
Bem hajam pela visita a esta publicação.