38°57'35.77"N 8° 4'37.03"W

Bombagem Solar na Terra Alta


Neste projecto, na Terra Alta, pretendeu-se diminuir a carga eléctrica do sistema Solar existente, que recorre a uma bomba eléctrica de drenagem, complementando o seu uso com uma Bomba Solar Lorentz PS-2 100 que trabalha em paralelo com aquela, substituindo-a, sempre que haja Sol e os sensores dos depósitos de enchimento o solicitem. Desta forma, o recurso à bomba previamente existente far-se-á apenas, se e só se, a demanda de água for maior que a capacidade de reposição da bomba solar ou esta esteja impedida de funcionar por ser noite.

20240621_120552

Esta solução de Bombagem da Lorentz, pode ser instalada, sem grandes dificuldades, por qualquer pessoa que precise e queira instalar a dita, não tendo sido esta a escolha do Pedro que me pediu que o fizesse, ainda que com a ajuda, pontual, dele próprio.

Com efeito, na Terra Alta, existe um sistema de tratamento e filtragem de água, sofisticado, que teve de ser adaptado para receber mais este upgrade.


20240621_195806

Um aspecto do quadro de comando, ainda em modo de upgrade e testes, pode ser visto nesta imagem.


Trata-se de uma sistema sofisticado de tratamento e filtragem que recorre ao ozono e filtragem mecânica para erradicação de contaminantes potenciais do sistema.



Tratando-se de um reservatório do tipo tanque da quinta, o lugar de onde se extrai a água para consumo, uma solução evoluída e capaz teve de ser encontrada, dada a demanda deste lugar por muita gente que precisa de ver garantido o abastecimento de água com qualidade superior àquela da rede de distribuição.

20240621_112408


Utilizou-se uma tubo de 110 de 1 metro de comprimento para encamisar a bomba por forma a garantir uma aspiração tanto mais limpa quanto possível dos corpos estranhos que possam existir no tanque de água, fruto da queda de folhas, galhos ou ou outras partículas mais pequenas.

20240621_160521


Esta Bomba foi instalada com recurso a dois painéis de 250 watt cada, em paralelo, que apenas têm uma janela de utilização diária, nos dias de inverno, de apenas 2,5 horas de sol pleno, pelo que a sua máxima eficiência decorre também da capacidade de aspiração máxima da bomba.
De referir, ainda, que as duas bombas nunca funcionarão ao mesmo tempo, razão pela qual se introduziram as válvulas anti-retorno em cada saída das bombas.

20240621_192016



Uma avaliação decorrerá durante os meses de inverno para se aferir se esta é ou não uma solução ganhadora. Eu penso que sim.
A ver vamos.

Terra Alta website, aqui:

https://www.terralta.org/