Estações Solares no Boom Festival 2008
imagem de Jakob Kolar
Quando o Diogo Ruivo me convidou para o ajudar a encontrar uma forma de trazer mais Resiliência e Sustentabilidade para o Boom Festival 2008, mal sabia eu que iria, com a ajuda do Rão, montar várias pequenas estações Solares que iriam alimentar de forma não total várias zonas do Festival.
A saber: A Iluminação da Liminal Village, a alimentação geral do Ecocentro, a Iluminação da Ponte dos Barris, entre o Sacred Fire e a Península da Liminal Village, a alimentação total da estação repetidora dos rádios de comunicação da organização, a alimentação de energia da portaria da estrada de acesso ao Festival e ainda a Iluminação da Grace Tent de Tamera.
Para a obtenção de energia, como a das tomadas das nossas casas, temos um Inversor Studer de Onda Sinusoidal pura, de 1000 VA ou seja, cerca de 800 watt de potência.
A regulação da carga da Bateria é feita por um Regulador de Carga Solar Steca, PR3030, de 30 amperes.
imagem de Jakob Kolar
Uma Lâmpada de 135 watt do tipo Compacto de alto desempenho foi colocada de forma a iluminar toda a entrada durante a noite.
Uma ocasião foi deixada acesa durante o dia, quando devia ter sido desligada, e essa falta de atenção, resultou na necessidade de ligar um gerador a gasolina, mesmo à beira, para que não voltasse a acontecer.
Foi remédio santo,
Numa construção do Ecocentro IPEC, pela turma liderada por André Soares e Lucy Legan, e com detalhes de barro executados por Vicente Bitencurt, artista plástico Brasileiro a viver em Portugal há cerca de 30 anos, montamos uma pequena unidade de energia que compreendia 4 painéis de 80 watt da BP Solar, 4 blocos de 50 amperes, num total de 200 amperes de capacidade de armazenamento, tínhamos também um inversor Studer de 1000 VA, e um regulador de carga da Steca PR 2020.
A Central de Comunicações via Rádio, foi montada na zona mais elevada do território e visava a cobertura total desse território com uma única estação repetidora.
Totalmente alimentada por energia Solar, esta estação foi concebida para funcionar a 12V DC (corrente contínua) para simplificar e aligeirar a solução.
Com dois blocos de 100 amperes @ 6Volt, montadas em série para obter os 12Volt, um regulador de carga solar da Isoler de 20 amperes e dois painéis de 110 watt cada da Isofoton, montamos assim uma solução Solar de apoio à organização via Rádio.
Aqui o Ricardo Costa, mais conhecido por Rão a pousar para a foto.
O Espaço de Tamera, Grace Temple, foi alimentado com uma sistema composto, por duas strings de 4 painéis de 100 watt, cada, num total de 800 watt de potência solar total, cuja bateria de 350 amperes, composta por 7 blocos de 50 amperes, era mantida por dois reguladores de carga solar Steca PWM.
A estação Solar da Liminal Village foi concebida para fornecer toda a Iluminação do Espaço não logrando garantir a restante necessidade de energia, pois a demanda seria maior do que a capacidade de armazenamento da bateria, desta feita, um bloco de 700 amperes, da Rolls.
O Inversor escolhido foi um Outback 2000 Watt @ !2Volt DC.
O Regulador Solar, escolhido foi um FM 80 da Outback ao qual foram ligadas duas Strings de 4 painéis de 80 watt cada, num total de 640 watt Solar, montados sobre o Contentor escritório da Equipa da Liminal Village.
imagem de Jakob Kolar
imagem de Jakob Kolar
imagem de Jakob Kolar
imagem de Jakob Kolar
Bem hajam por tudo
Boom Festival 2008
https://www.boomfestival.org/