Bombagem Solar na Bordeira, Algarve
Num projecto de Parceria com a Remontado ® e numa instalação realizada em território, onde se abriu estrada numa propriedade com cerca de 6 hectares, este desafio foi, sem dúvida, uma das maiores empresas, deste género, realizadas até ao momento.
Para tal, recorremos a uma solução Lorentz, constituída por um conjunto PS2-4000 HRE 14HL.
O software compass, precisou também a colocação de 1 string de 7 Painéis de 375 watt cada, num total de 2625 watt solares.
O corte geral solar é realizado por um PV- Disconnect Switch que funciona em conjunto com o controlador da bomba PS2-4000.
O desligamento da Bomba é realizado por um sensor de pressão, colocado à boca do Furo e que devido ao aumento de pressão exercido por boia de fecho no reservatório o faz activar. Trata-se de um sensor LPS 2000 da Lorentz.
Todo o projecto foi realizado com recurso a tubulação PEAD (HDPE) de 40 mm e 63 mm, PN16, para a tubulação ascendente e descendente, respectivamente.
No Furo foi colocado um tubo PEAD (HDPE) de 40 mm, PN20, dada a pressão à boca da Bomba que se encontra a uma profundidade de 80 m.
Na prática temos aproximadamente 19 Bar no topo da Bomba o que equivale a dizer que sem um tubo PN20 ou 25 seria difícil levar a bom porto essa operação.
A empresa Algarvia de Almancil, Plascampo que fabrica tubulação PEAD (HDPE) com especificações muito apertadas e tiragens a pedido com cerca de 250 mts, foi quem nos salvou neste particular, dado que os grandes fabricantes não só não têm PN 20 ou 25 em stock como só fabricam ao KM.
https://www.plascampo.com/
Utilizamos também na tubulação de 63 mm, de distribuição de água pela propriedade, um redutor de pressão pois na parte mais baixa teríamos cerca de 16 bar de pressão. Com este redutor de pressão dividimos a distribuição em dois troços.
Para monitoramento do sistema, usamos a App PumpScanner da Lorentz, de controlo, programação e monitoramento da bombagem.
Com a ajuda de muitas mãos conseguimos realizar este projecto de Bombagem em cerca de 3 semanas de trabalho efectivo.
A abertura de uma estrada e respectiva vala para enterramento da tubulação foi executada, num projecto conexo dentro da propriedade que visa torná-la transitável e irrigável.
Bem haja a todos os envolvidos e particularmente aos seus proprietários que demonstraram confiança e paciência.
Bem haja também ao colectivo Remontado ® , pela iniciativa de me haverem convidado para este projecto.