38°57'35.77"N 8° 4'37.03"W

Central Didáctica da Quintinha de Mosserrate

Uma Central didáctica de Energia construída numa quinta pedagógica adstrita ao Parque de Monserrate em Sintra, Portugal.

Como fontes de energia temos o Sol, o Vento e a Água. CIMG2232

Num Projecto da Balance in Nature foi construída pelo François Baudson e Jorge Crespo.
Participação do James Kelly na construção e deposição da conduta forçada e na elevação da torre do aerogerador.
Trata-se de um projecto do programa LIFE da Unesco e pode ser consultado o seu objectivo aqui:
life009inf/PT/000048
http://ec.europa.eu/environment/life/project/Projects/index.cfm?fuseaction=search.dspPage&n_proj_id=3770


O objectivo deste projecto é o de entregar a energia necessária ao funcionamento da quinta e dessa maneira e de uma forma didáctica demonstrar aos seus visitantes as possibilidades e o fácil acesso oferecidos pela tecnologia actual.
A estação de energia é composta por dois inversores Outback VFX3048e montados em cascata e capazes de entregar até 6KVA nominais com uma capacidade de entregar por breves períodos até 9KVA a 230VAC.


CIMG2598

Nesta estação existem os reguladores de carga, o quadro principal de comando e controlo da estação e todas as fichas de conexão entre os diferentes componentes do sistema.
O colector solar é composto por uma estrutura fixa de ferro do tipo andaime, construída sobre uma estrutura de madeira de acácia colhida na serra de Sintra. Possui 20 paineis fotovoltaicos Lorentz LC120 do tipo multicristalino, organizados em 4 conjuntos de 5 paineis, somando um valor em ciruito aberto de +/- 109 Volt DC. Estão ligados a um regulador de carga solar Outback FM60, capaz de entregar à estação até 60 Amperes.


Jorge Crespo
Jorge Crespo


A turbina eólica é uma Whisper 200, capaz de produzir até 900 watt de potência a cada hora sob condições de vento mínimas de 12m/s.

IMG_3853


Possui o seu próprio sistema de regulação, capaz de dissipar o excesso de produção sempre que as baterias do sistema se encontrem carregadas.

A turbina hídrica é uma PowerSpout do tipo pelton com dois injectores. A queda de água é de aproximadamente 11 metros ao longo de um tubo pead de 110mm e com um comprimento de 170m desde a caixa de água de entrada até aos injectores.
A plataforma onde se encontra instalada a turbina é construída em madeira de acácia também e permite um excelente acesso para a visita.
A turbina está ligada a um regulador de carga Outback FM 60 que é responsável por transferir para a bateria do sistema toda a produção desta turbina. Quando totalmente carregada, a turbina possui uma carga resistiva, arrefecida pela própria água do ribeiro que visa dissipar o excesso de produção.

CIMG2626


A caixa de entrada de água é construída em madeira de acácia com uma caixa interior de inox à qual se prende a conduta forçada que conduz à turbina.

CIMG2648
François Baudson


Todas as conexões eléctricas do sistema são amovíveis, permitindo a total remoção da estação para manutenção ou apenas demonstração noutro local.
Os conectores principais são da PowerLock e da Mekennes e todos são amovíveis, quer do lado AC quer do lado DC.

No lado AC temos o quadro eléctrico de comando e protecção onde todas as ligações de entrada e saída estão ligadas, quer aquelas de e para os inversores, quer aquela de backup, da rede eléctrica.
Neste quadro eléctrico temos também um mecanismo electromecânico de bypass que possibilita a comutação entre a entrega dos inversores ou a entrega da rede ao circuito de saída ou consumo. Apenas UM deles pode passar para a saída daí o encravamento mecânico.
O sistema de monitorização visual sem armazenamento de dados é composto por aparelhos digitais de medida da Revalco através de shunts de recolha de informação instalados nas cablagens DC ou AC conforme seja o caso de cada aparelho.

O sistema de monitorização com armazenamento de dados é composto por uma consola de monitorização local e remota da Outback MATE3. Com esta consola programa-se, controla-se e monitora-se todo os sistema.CIMG2479


Este é um projecto da Balance in Nature vejam mais detalhes @qui
https://www.facebook.com/BalanceInNature?ref=ts&fref=ts
LiFE Project:
http://ec.europa.eu/environment/life/project/Projects/index.cfm?fuseaction=search.dspPage&n_proj_id=3770