38°57'35.77"N 8° 4'37.03"W

Circulo de Bananeiras

Esta Bananeira foi plantada numa propriedade de uns amigos e vizinhos aqui mesmo no Alentejo.

Ora vejam...

CIMG0043

Esta variedade de Banana é conhecida por Banana Maçã e é muito saborosa para além de ser menos conhecida.

Aqui após cerca de 2 meses da sua plantação já começa a ter algum corpo.

O que precisa de saber para poder ter bananeiras no seu quintal que possam dar bananas:

O que precisa de saber para poder ter bananeiras no seu quintal que possam dar bananas:

O primeiro aspecto a ter em consideração é a característica circular da implantação ideal de um bananal. Assim, dever-se-á promover a plantação em Círculo pois é assim que se desenvolverá a planta naturalmente, desenvolvendo os seus filhos ao longo desse círculo formado originalmente para a plantação. No centro desse círculo deverão ser depositados todos os "detritos" organicos que servirão para alimentar e estruturar o sólo.

O Circulo de bananeiras deverá ser feito à volta de um circulo que conterá no seu centro um buraco de aproximadamente 1,5 metros de profundidade e que deverá ser enchido com matéria organica. A situação ideal é que esse buraco possua água em abundância pois estas plantas precisam de água com regularidade.

No caso vertente usou-se uma saída de um efluente da fossa da casa e dessa maneira obtemos quer a humidade necessária quer boa parte da matéria orgãnica de que carecem estas plantas para se desenvolverem.

CIMG0634


A banana, originária de clima tropical húmido, exige temperaturas que não estejam abaixo de 10ºC e que não se elevem acima de 40ºC. Os melhores limites térmicos para o bom desenvolvimento desta cultura está entre 20 e 24ºC, podendo-se desenvolver satisfatoriamente em locais cujos limites de temperatura sejam 15 e 35ºC. As melhores condições para uma boa
produção encontram-se em regiões com temperaturas elevadas o ano todo e cujas médias mensais estejam entre 24 e 29ºC.
As baixas temperaturas podem ocasionar a "queima" da planta, ou dos frutos em crescimento ("chilling" ou "geada", impedindo que o fruto atinja o seu máximo crescimento, tornando-o pequeno e de maturação incompleta), devendo-se pois evitar locais sujeitos a geadas e ventos frios.
Para o desenvolvimento da cultura de banana, as precipitações pluviométricas devem estar acima de 1200 mm/ano e bem distribuídas (100-180 mm/mês) para não haver períodos de déficit hídrico, principalmente quando a formação da inflorescência ou no início da frutificação.
Nota-se que sobre as condições ideais de clima para a banana, o desenvolvimento de doenças fúngicas, como por exemplo "Mal-de-Sigatoka", se vê favorecido, devendo-se também levar em conta este aspecto na escolha do local de instalação de um bananal.
Em relação a altitude e latitude, estas quando maiores, aumentam os ciclos de produção, principalmente para os cultivares Nanica e Nanicão.
Também a luminosidade é importante para o desenvolvimento da bananeira, sendo desejável que receba entre 1000-2000 horas de luz/ano, pois a luminosidade afeta o ciclo, o tamanho do cacho e a qualidade e conservação dos frutos.
Quanto ao vento, este pode causar o fendilhamento de folhas ou até o rompimento do sistema radicular, alongamento do
ciclo e tombamento de plantas. Assim, para minimizar seu efeito, torna-se importante a implantação de quebra-ventos no bananal, associando o plantio de cultivares de porte mais baixo.
Posto isto, esclarecemos que, em condições de clima favorável, a bananeira apresenta hábito de crescimento contínuo e rápido, condição esta indispensável para a obtenção de cachos de alto valor comercial, enquanto que em condições adversas de clima (baixas temperaturas e déficit hídrico) a planta pode passar por um período de paralisação de desenvolvimento.
Nas bananeiras, a maior porcentagem (70%) das raízes encontram-se nas primeiros 30 cm do solo, no entanto este deve
permitir que as raízes consigam penetrar, no mínimo, 60 a 80 cm de profundidade. Assim, os solos preferidos são os ricos em matéria orgânica, bem drenados, argilosos ou mistos, que possuam boa disponibilidade de água e topografia favorável.
Os solos arenosos, além da baixa fertilidade e da baixa retenção de humidade, favorecem a disseminação de nematóides, devendo pois receber maior atenção.

CIMG0003CIMG0005
O Buraco feito no terreno e depois enchido com matéria orgânica vegetal

CIMG0634

Aqui a plantação da bananeira e arranjo envolvente já completo com a plantação de um coberto de batata doce e chíxaro.