38°57'35.77"N 8° 4'37.03"W

Permacultura para uma Aldeia

Screen Shot 2019-07-09 at 20.38.53

“NÓS, NA ALDEIA DAS AMOREIRAS, ASSUMIMOS A RESPONSABILIDADE PELA PERMANÊNCIA DA NOSSA TERRA, PELA REGENERAÇÃO DA NOSSA PAISAGEM, PELA CONCRETIZAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS E POR CUIDAR DAS NOSSAS GENTES, COOPERANDO COM A NATUREZA E COM QUEM ESTÁ À NOSSA VOLTA.
CONSTRUÍMOS, HOJE, A FELICIDADE E O SUSTENTO DA NOSSA COMUNIDADE. VALORIZAMOS E PARTILHAMOS A NOSSA EXPERIÊNCIA, CELEBRANDO A VIDA, A AMIZADE E O AMOR.”
PERMA-D, 2010

Este projecto de Permacultura é um plano geral para o desenvolvimento sustentável de uma aldeia com mais de quatro séculos de história, plena de tradições, cultura, património, recursos naturais e percursos construídos e desenvolvidos ao longo do tempo. A densa rede de relações sociais e história constituem o seu capital humano e social que são a razão de permanência no tempo desta aldeia em paralelo com a existência de uma natureza que a suporta e nutre.”

Em 2010 o colectivo da Perma-D foi convidado pelo Centro de Convergência, Gaia Alentejo, para participar numa aventura que seria o Primeiro design de Permacultura para uma aldeia de Portugal.

André Vizinho, Filipa Santos, Maurício Umann, João Gonçalves e Jorge Crespo estiveram envolvidos durante as diferentes fases do projecto até à sua completa concretização enquanto projecto de Design e que viria a dar lugar a um
Filme e a uma Publicação.
muitas pessoas estiveram envolvidas neste projecto sendo a População da Aldeia das Amoreiras tido um papel fundamental na sua elaboração pois foram eles que sonharam a sua Aldeia e o seu (re)nascimento.
Bem haja a todos.