Estação Solar das Cortiçadas
Desta feita, no Alentejo, numa zona densa de montado onde impera o silêncio e uma boa dose de energia para levar a bom porto este projecto do João e do Henrique.
Com efeito trata-se de uma central onde mais uma vez os equipamentos da Outback e Rolls irão dar tranquilidade e descanso além da fiabilidade exigida de uma central OFF GRID.
Com um propósito modular na concepção esta central irá crescer com o tempo quer no que diz respeito à bateria, composta por blocos @ 12v, AGM da Rolls, que começando com três blocos totalizando 630 Amps/h, C20 irá ser completada com mais três blocos totalizando no final 1260 Amps/h C20.
O Inversor é um Outback VFX 2612 debitando até 2600 watts a 230 V/AC continuamente. Pode ser acoplado a este um gerador de backup se assim o entenderem para desta forma ser possível maior tempo de entrega de energia quando houver tempo encoberto durante vários dias.
O regulador de carga solar é um Outback FM 60 ao qual estão ligados 3 paineis Kyocera de 130 watts montados em cima de uma estrutura temporária de eucalipto construída em 10 minutos.
Estes paineis estão ligados em série possibilitando assim uma redução significativa da espessura dos cabos uma vez que desta forma elevamos a tensão mas mantemos a corrente gerada nos paineis. Assim, o regulador de carga solar, “agarra” essa energia e com a ajuda das suas funcionalidades MPPT (maximum power point tracking) permite aumentar até 30% a capacidade de produção de uma conjunto de paineis.
A entrega é feita através de um disjuntor diferencial de 30 mA e um disjuntor bipolar de 16 amps.
Neste lugar irão ser utilizados com carácter permanente:
1 x Bomba de água
2 x Portátil
n x iluminação LED e CFL
1 x frigorífico
carregadores de telemóveis etc
e outras máquinas ferramenta.