Oficina de Hortas Urbanas
Dias 25 e 26 de Junho de 2011 decorrerá a Oficina de Hortas Urbanas com Jorge Crespo.
Nesta Oficina percorreremos aspectos da alimentação humana, planeamento dos espaços disponíveis, materiais que podem ser utilizados e sobretudo vamos implantar uma horta num pequeno espaço que servirá de exemplo de como poderemos fazer.
Clique na imagem para poder ir buscar o prospecto desta iniciativa
Os dias que correm são dias de oportunidade e com eles trataremos de aprender a alimentar-nos de forma mais orgânica, próxima e sobretudo experimentando cultivar os nossos próprios alimentos.
Os lugares onde as pessoas moram podem e devem ser lugares completos onde se fecham os ciclos da vida das pessoas que neles habitam.
De forma a tornar essa tarefa mais simples vamos partir de estratégias simples e fundamentadas além de materiais reciclados que normalmente são despejados por aí e que servem perfeitamente para iniciar uma linda horta na varanda ou em espaços pequenos, podendo mesmo ser utilizados em espaços maiores.
Vamos utilizar também alguns materiais adquiridos e sobretudo vamos utilizar métodos que permitem aumentar a produção e a variedade do que podemos comer.
Paletes de madeira, Baldes, Treliças enfim um conjunto de sistemas e estratégias que tornarão os vossos espaços em verdadeiros oásis de vida e bem estar.
Hortícolas, Flores, Arbustos, Árvores de fruto, são os principais actores da nossa oficina. Vamos proporcionar-lhes um excelente palco.
Falaremos de:
Nós,
Daquilo que comemos,
Daquilo que queremos passar a comer,
De Solos,
De Água,
De Estratégias e Técnicas
De Materiais,
De Experiências
De Ideias
e
De um Plano para o espaço onde queremos fazer o nosso jardim comestivel.
Depois passaremos à acção:
Onde:
Distribuiremos tarefas pelos participantes,
Iniciaremos a implantação da nossa horta,
Plantaremos as plantas que tivermos
Daremos os retoques finais
Tiraremos a fotografia de grupo
E celebraremos o trabalho feito.
Será necessário trazerem boa disposição, algum material de jardinagem que possuam, tipo um pequeno plantador por exemplo,
umas botas ou outro sapato fechado por causa dos materiais que vamos usar e que sempre podem ferir alguém, uma luvas e muito importante um chapéu ou boné.